terça-feira, julho 31, 2012

CEC apresenta "Maria Guimarães"


Guimarães tem um novo símbolo . Trata-se da Maria Guimarães, encomenda da Capital Europeia da Cultura ao gabinete Bicho Sete Cabeças. À semelhança da "prima" Maria de Ponte, associada a Ponte de Lima, a figura integra os emblemas da cidade que lhe dá nome. A imagem icónica entra, assim, no rol de referências vimaranenses e defende, em toda a sua figura, as tradições e cores da cidade.
A imagem de Maria Guimarães tem associada uma pequena linha de merchandising que inclui ímanes, crachás e sombrinhas de chocolate. Maria Guimarães chega ao público com elmo, (uma referência a D. Afonso Henriques ), e o lenço azul, que simboliza a primeira bandeira da nação.
No alto do elmo leva ainda a cantarinha dos namorados  (peça artesanal típica da cidade). No tronco, Maria Guimarães veste a cor dos bombos das festas Nicolinas e na mão carrega uma lança adornada com ramos de pinheiro e uma maçã no topo, relembrando as oferendas dos rapazes às raparigas, durante aquelas festividades. Os têxteis e a cutelaria vimaranenses fazem-se representar, na figura de Maria Guimarães, através do Bordado de Guimarães da blusa, e nos talheres que a figura carrega. Pronto, já cá temos mais uma Maria na cidade. "Pensamentos Coloridos" para todos!

quarta-feira, julho 25, 2012

Pois que a minha sobrinha insiste em chamar mirtilos às ervilhas. E chama-me tontinha sempre que eu a tento corrigir. Estarei eu enganada? "Pensamentos Coloridos" para todos!

terça-feira, julho 24, 2012


Há dias em que não sei se lhes dou asas e liberdade ou se simplesmente voo com eles... "Pensamentos Coloridos" para todos!

domingo, julho 22, 2012


Hoje, finalmente, também eu tive direito a aproveitar um bocadinho do meu amigo e querido sol! "Pensamentos Coloridos" para todos!

quarta-feira, julho 18, 2012

Uma galeria ao ar livre

Onde antes havia roupa, agora há arte estendida nas varandas. Cerca de 20 casas no centro histórico vimaranense, acolheram este projeto concretizado por uma aluna finalista da ESAP-Guimarães. Eu já vi e gostei. Mas sinceramente acho que tal como há roupa de vários tamanhos, os desenhos também os podiam ter. E quem sou eu para criticar, não é? "Pensamentos Coloridos" para todos!

terça-feira, julho 17, 2012

Está um calor tão... quente, que só me dá vontade de meter o pézinho na água. Alguém me dá garantia de que quando eu estiver de férias também vai estar um tempo assim bem jeitoso ou como o costume vou ter dias de meter nojo? Meu querido mês de agosto.... "Pensamentos Coloridos" para todos!

quinta-feira, julho 12, 2012

Coisas que teimam sair-me da boca

Sobre o que escrevi ontem...

Ele: Realmente Ni, o teu blogue quase me andava a fazer lembrar a atividade sexual dos meus avós.
Eu: Ou seja, ainda assim, bem mais ativa que a tua...

Há dias que lamento imenso as coisas que teimam em sair por esta minha boca. Eu tento ser cuidadosa, mas acaba sempre por sair asneira. "Pensamentos Coloridos" para todos!

quarta-feira, julho 11, 2012


Ai que eu tenho andado com tanta preguiça. Preguicite aguda e falta de inspiração. Pronto, eu nunca precisei dela para escrever. O normal era chegar aqui e escrevinhar umas palavras à deriva e sem interesse. Mas nos últimos tempos nem isso. Eu chego aqui e depois fecho a página com um ar muito frio, pois não consigo juntar letras para fazer aquela coisa das palavras e posteriormente frases... Por isso, e tal como já devem ter reparado, aqui o casebre anda mais lento que um caracol. Mas eu vou voltar, e em força! "Pensamentos Coloridos" para todos!

terça-feira, julho 10, 2012


"Pensamentos Coloridos" para todos!

quarta-feira, julho 04, 2012


Muitas vezes, somos traídos por quem menos esperamos. E hoje estas meninas pregaram-me uma grande partida... "Pensamentos Coloridos" para todos!



p.s. É favor não reparar/comentar a cor de lula aqui da menina. Obrigada pela compreensão, a gerência.

segunda-feira, julho 02, 2012


Então hoje dia do meio do ano, vão fazer um favorzinho à vossa querida Ni ....

Passo 1: Vão aqui.
Passo 2: "Like".

Já está? Agradeço em meu nome e ainda mais em nome da minha amiga Filipa que quer ganhar uns bilhetinhos. Se não tiverem tempo agora, já, imediatamente têm até as 24h do dia 8. Não se esqueçam está bem? "Pensamentos Coloridos" para todos!