terça-feira, julho 31, 2012

CEC apresenta "Maria Guimarães"


Guimarães tem um novo símbolo . Trata-se da Maria Guimarães, encomenda da Capital Europeia da Cultura ao gabinete Bicho Sete Cabeças. À semelhança da "prima" Maria de Ponte, associada a Ponte de Lima, a figura integra os emblemas da cidade que lhe dá nome. A imagem icónica entra, assim, no rol de referências vimaranenses e defende, em toda a sua figura, as tradições e cores da cidade.
A imagem de Maria Guimarães tem associada uma pequena linha de merchandising que inclui ímanes, crachás e sombrinhas de chocolate. Maria Guimarães chega ao público com elmo, (uma referência a D. Afonso Henriques ), e o lenço azul, que simboliza a primeira bandeira da nação.
No alto do elmo leva ainda a cantarinha dos namorados  (peça artesanal típica da cidade). No tronco, Maria Guimarães veste a cor dos bombos das festas Nicolinas e na mão carrega uma lança adornada com ramos de pinheiro e uma maçã no topo, relembrando as oferendas dos rapazes às raparigas, durante aquelas festividades. Os têxteis e a cutelaria vimaranenses fazem-se representar, na figura de Maria Guimarães, através do Bordado de Guimarães da blusa, e nos talheres que a figura carrega. Pronto, já cá temos mais uma Maria na cidade. "Pensamentos Coloridos" para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário